quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

BCP

O Banco Comercial Português, S.A. (Millennium BCP) é uma instituição financeira privada com base em Portugal. O Millennium BCP possui 885 sucursais em Portugal que operam igualmente sob a marca Millennium na Polónia, Grécia, Romênia, Suíça, Turquia, Moçambique, Angola e Estados Unidos da America. O Banco oferece uma gama de actividades bancárias e serviços financeiros em Portugal e no estrangeiro, com especial enfoque na banca comercial, corporativa e de banca de investimento, bem como na banca privada e gestão de activos.

Os fundamentais do BCP são, em termos gerais, medianos mas têm vindo a degradar-se ultimamente: o ROE (Retorno sobre Capitais Próprios) passou de uma média de 16.89 nos últimos 5 anos para 5.74 nos últimos 12 meses. O mesmo se passa com o "Net Profit Margin" (Margem Líquida) que passou de uma média de 20.26 para 13.62. A dívida de longo prazo está dentro do normal para a indústria.

À semelhança do mercado e especialmente do sector financeiro, o aspecto técnico de longo prazo é bastante mau: o BCP caiu sensivelmente 84% desde os máximos de 2007 e está em bear market desde 1998.

No médio prazo, o BCP está limitado por uma LT (Linha de Tendência) descendente que vem desde meados de 2007: só a quebra em alta dessa LT determinará o fim da correcção:



No curto prazo, temos uma Falling Wedge (Cunha Descendente) que já foi activada e que pode projectar o BCP para a zona dos 1.3€, muito perto da LT descendente acima referida:



No entanto, convém ter alguma cautela pois as cunhas descendentes costumam ter fracas performances em bear markets...

Um bom fim-de-semana,

Dax Speculator

Sem comentários:

Enviar um comentário