quarta-feira, 5 de novembro de 2008

W4 NO EURO STOXX 50

Na minha última contagem de Elliot (ver "VENHA A W4" e "ELLIOT E O BEAR MARKET") dava como hipótese mais provável estarmos a terminar a w3 impulsiva da WC da actual correcção em A-B-C (bear market):

"Pela minha contagem, esta WC estará agora a terminar a sua sub-onda w3 impulsiva. Depois de terminada a w3, teremos uma w4 correctiva (contra a tendência dominante) e, finalmente, uma w5 impulsiva de capitulação"

Esta minha mensagem de hoje é sobre o Euro Stoxx 50 e serve para alertar para a possibilidade de a w3 ainda não ter acabado e vir pregar mais algumas partidas aos bulls.

O que posso garantir desde já, quer no S&P 500 quer no Euro Stoxx 50, é que a w1 e a w2 já terminaram e que estamos numa w4. No entanto, não está garantido ainda se esta w4 é a w4 da WC ou se é a sub-w4 da w3. Resumindo, temos 2 possibilidades em aberto:

- Estamos ainda na w3, mais precisamente na sub-w4 desta w3, e ainda teremos de enfrentar uma sub-w5 impulsiva que poderá quebrar os mínimos de Outubro. Algo deste género:



- Estamos já na w4 desta WC e, por isso, este rally ainda tem mais pernas para andar no médio prazo (apesar de ser possível uma pequena correcção de curto prazo):



De qualquer forma, mesmo no caso mais bearish (a 1º possibilidade) uma sub-w5 nunca deverá quebrar em fecho semanal os mínimos de 2002, 800 $ no S&P 500 e 2000 € no Euro Stoxx 50. Assim, recomenda-se fazer aqui algumas mais valias até porque o movimento está a ficar esticado.

Para finalizar, um pequeno comentário acerca da eleição de Barack Obama. Tradicionalmente esta eleição é bearish para os mercados. E tem-no sido. Os mercados estiveram muito provavelmente a descontar, para além das crises do imobiliário e do crédito, também esta vitória de Barack Obama. E porquê? Porque Os Democratas costumam normalmente aumentar os impostos aos mais favorecidos (empresas, empresários, comerciantes, profissionais liberais...) para poder ajudar os menos favorecidos e isso é bearish para os mercados, ou seja, para o capital.

Agora que a eleição acabou os mercados (e eu próprio) irão procurar perceber quais serão as políticas económicas de Obama e descontar em conformidade.

Boas especulações,

Dax Speculator

Sem comentários:

Enviar um comentário