quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Conflitos de interesse

Hoje fui confrontado com mais um "estudo" muito "independente", publicado no JN online.

Eis o título da "notícia": "Geração dos 30 anos pode perder até 60% da reforma".

A parte que mais gostei foi:

"Adicionalmente, a menor natalidade gerará uma crise demográfica, que vai provocar uma multiplicação por um factor 2 do rácio de dependência em Portugal até 2060. Ou seja, a população em idade de reforma passará de 26,6% face ao resto da população em 2010 para 54,8% em 2060."

Ou seja, estes iluminados acham que podem estimar quantos bebés vão nascer a tempo de se tornarem activos, ou seja, até 2044 (pressupondo que a idade mínima para descontar continue a ser os 16 anos)!

Pois a mim parece-me que até 2044 poderão mudar muitas coisas que tornam estas longínquas previsões no mínimo um bocado complicadas: coisas como a fase do ciclo económico, o estilo de vida, as eventuais guerras, etc...

E de quem é o estudo? É da Optimize Património e Reforma, uma gestora de PPR, nada interessada no resultado do seu próprio estudo! Não existe, por isso, nenhum conflito de interesses entre informar realmente o público e vender determinado produto ou serviço nesse "estudo"...

Peço desculpa por escrever tanto hoje mas, a não ser que não tenha tempo, há coisas que não consigo deixar passar em branco!

Votos de reformas realmente optimizadas,

Dax Speculator

Sem comentários:

Enviar um comentário