sexta-feira, 3 de outubro de 2008

O PROBLEMA DO BCE

O BCE foi criado em 1998 e é o mais novo banco central dos países desenvolvidos. A sua política monetária tem como objectivo principal, tal como está no site oficial:

"The primary objective of the ECB’s monetary policy is to maintain price stability. The ECB aims at inflation rates of below, but close to, 2% over the medium term."

Ou seja, o objectivo principal da política monetária do BCE é manter a estabilidade dos preços. O BCE tem como objectivo taxas de inflação de médio prazo em torno dos 2%, nem muito acima, nem muito abaixo. Ou seja, nenhuma palavra sobre emprego e crescimento...

Uma inflação controlada é um objectivo digno de ser defendido mas, na minha humilde opinião, o BCE poderia fazer mais. Quero acreditar - mas não vejo evidências disso - que os seus responsáveis sabem que a inflação é, tal como o emprego, um indicador atrasado.

Ora, como indicador atrasado que é, a inflação só começa a ceder quando a economia já está a entrar em recessão, como é o caso actualmente. E é isso que está a acontecer: só agora é que o BCE está a considerar descidas nas taxas de juro. E está a pensar fazê-lo mais rapidamente por causa dos problemas que o sector financeiro Europeu começou a revelar nas últimas semanas. Caso contrário, iriam talvez esperar que a zona Euro estivesse mesmo de certeza em recessão antes de pensarem em descidas na taxa de juro.

Para bem das economias da zona Euro, faço votos para o objectivo principal passe a ser num futuro não muito longínquo mais abrangente, algo do género:

"The primary objective of the ECB’s monetary policy is to maintain price AND ECONOMIC GROW stability. The ECB aims at inflation rates of below, but close to, 2% AND GDP OF ABOVE, BUT CLOSE TO 3% over the medium term."

Em Português ficaria algo do género:

"O objectivo principal da política monetária do BCE é manter a estabilidade dos preços e do crescimento económico. O BCE tem como objectivo taxas de inflação em torno dos 2% e de crescimento económico em torno dos 3%, no médio prazo."


Um bom fim-de-semana,

Dax Speculator

Sem comentários:

Enviar um comentário