terça-feira, 23 de setembro de 2008

OURO E GASOLINEIRAS

Na minha última análise técnica ao Ouro (ver "PARA ONDE VAI O OURO?"), dei como alvo mais provável para este ressalto os 859, ou seja, 38.2% de Fibonacci.

Acontece que o metal precioso provou mais um vez que é muito volátil e acabou por rebentar com esse target em apenas 2 dias! Os 909 - 61.8% de Fibonacci - é que estão a dar mais trabalho ao ouro visto ainda não terem sido quebrados em fecho no diário (fechou ontem exactamente aí).

Resumindo, o Ouro até poderá fechar acima dos 909 e tentar um ataque aos 940 - 76.4% de Fibonacci - mas este dificilmente será bem sucedido pois a tendência de médio prazo é agora de queda. Eis o gráfico semanal:




Acerca da descida dos preços por parte das gasolineiras ontem, Dax Speculator tem de comentar! Só mesmo num país onde não existe concorrência a sério é que as gasolineiras se dão ao luxo de esperar tanto tempo para descer os preços que acabam por fazê-lo precisamente no dia em que o petroleo mais subiu nos últimos tempos! Escusado será dizer que há excepções à regra e que a Esso continua a ser a melhor alternativa visto que continua a vender a 98 octanas a um preço inferior ao da 95 octanas nas estações de serviço do cartel (ver "A APETRO E A IGNORANCIA".

Não é pois de estranhar que a Esso seja uma marca da Exxon Mobil Corp (XOM.N) que é, nada mais nada menos, que a melhor empresa do sector em termos de fundamentais de todas as que analisei até agora.

Finalmente, durante esta e possivelmente a próxima semana, publicarei mais 2 análises técnicas: à Exxon Mobil e também outra de acompanhamento à Vale do Rio Doce.

Uma boa semana,

Dax Speculator

Sem comentários:

Enviar um comentário