terça-feira, 17 de junho de 2008

INFLAÇÃO

Estando a questão da inflação permanentemente na mira dos média, Dax Speculator considera pertinente analisar friamente esta questão a fim de poder dar uma espectativa correcta para os próximos trimestres.

A inflação dos últimos anos tem sido elevada mas não se pode nem se deve dramatizar - arte na qual os média são especialistas - pois esta ainda não chegou aos salários, não tendo por isso entrado em espiral (*).

A inflação tem sido influenciada principalmente pela subida generalizada das matérias primas tais como o crude, o trigo, o milho, a soja, etc... Como estas matérias primas aumentam, aumenta tudo: os transportes, o pão, a carne... enfim aumenta tudo em cadeia. Assim, para poder prever correctamente a evolução da inflação para os próximos trimestres, põe-se a seguinte pergunta:

Como será a evolução das matérias primas nos próximos meses?


Enquanto alguns apregoam "desinteressadamente" um crude nos 250 dólares em 2009 (ver aqui), Dax Speculator vê como muito improvável este cenário e explica porquê e o que o poderá fazer mudar de opinião. Mas primeiro vamos ver 2 gráficos:





Estes 2 gráficos mostram a evolução da cotação do Ouro de 2001 a 2003 e de meados de 2005 até hoje. Como se pode ver no 1º gráfico, o Ouro começou a subir no 1º trimestre de 2001 mas o crude ainda continuou a descer até ao último trimestre desse ano. No 2º gráfico também se verificou o mesmo, mas inversamente, em 2006 e 2007:

  • Enquanto o Ouro começou a corrigir em Maio 2006, o crude ainda subiu até Julho desse ano;
  • Enquanto o Ouro começou a corrigir em Março 2007, o crude ainda subiu até ao passado mês de Maio, restando saber qual será o fecho no fim deste mês.

Onde quero chegar com isso? Como os mercados estão relaccionados uns com os outros, é natural que o crude e todas as outras matérias primas comecem a corrigir em breve, seguindo as pisadas do Ouro. E com isso a inflação irá pelo menos estabilizar mas é possível que até venha a descer.

Esta é a minha análise. Só mudarei de opinião se o Ouro começar novamente a subir e quebrar a barreira dos 1000 dólares.

Enquanto escrevia esta análise, o ZEW saiu nos -52.4, muito abaixo do esperado. Dax Speculator considera este dado uma mensagem clara da parte dos empresários Alemães aos burocratas do BCE: subam as taxas à vontade que nós já deitamos a toalha ao chão!

(*) - Quando a inflação chega aos salários, esta torna-se muito difícil de contrariar sendo que a a forma de a combater é normalmente via aumentos drásticos das taxas de juro e, consequentemente, da taxa de desemprego.

Uma boa semana,

Dax Speculator

Sem comentários:

Enviar um comentário