sexta-feira, 28 de março de 2008

LIQUIDITY OR SOLVENCY CRISIS?

Boas,

No seguimento da minha mensagem anterior (CRISE DE LIQUIDEZ?), hoje chamo a atenção para uma análise da parte do Barclays sobre a possibilidade de as injecções de liquidez por partes dos bancos centrais - nomeadamente FED, BCE e BOE - não serem capazes de resolver os problemas dos bancos (ver artigo completo no DE: http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/diarioeconomico/internacional/economia/pt/desarrollo/1105437.html):

"Barclays Capital alerta que injecções de liquidez não fazem desaparecer risco de solvência dos bancos

O Barclays Capital (BarCap) considera que as injecções de capital feitas pelos bancos centrais resolvem os problemas de liquidez no curto-prazo, mas não fazem desaparecer o risco de falta de liquidez dos bancos.

Segundo a análise intitulada "Injecções de liquidez dos Bancos Centrais: implicações para as instituições financeiras europeias" , o BarCap indicam que o risco de os bancos ainda terem créditos sobreavaliados na carteira e de futuras amortizações de activos mantém o mercado receoso."


Desde há alguns anos que sou um crítico em relação à fraca supervisão/regulação da parte dos bancos centrais em geral. Pois agora parece óbvio que a supervisão falhou.

Em qualquer área profissional, quando não se é pró-activo é quase certo que à posteriori há que ser bombeiro e apagar os incêndios que vão aparecendo: é isso que está a acontecer aos bancos centrais actualmente...


PS: esta semana estou de férias e, por isso, não houve tempo nem disponibilidade da minha parte para actualizar o blog com novas mensagens. Para a próxima semana tentarei compensar...

Sem comentários:

Enviar um comentário